Serh e Prevpel promovem evento sobre Janeiro Branco
Palestras, dinâmica do Vida Ativa e café da manhã integram ação programada para dia 22, no ‘Parque Tecnológico’
Ação conjunta entre a Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) finaliza os preparativos para o primeiro evento de 2026. A edição do Janeiro Branco deste ano, relativo à saúde mental e emocional, abrangerá duas palestras, breve atividade do Programa Vida Ativa, sorteios e café da manhã, no dia 22, sexta-feira da próxima semana. Voltado aos servidores ativos, aposentados e pensionistas, o evento será no auditório do Pelotas Parque Tecnológico, a partir das 8h30min.
Nos convites endereçados aos órgãos da administração municipal direta e indireta, está disponível o formulário para inscrição dos interessados: Formulário de Inscrição.
Exposições de psicólogo e enfermeiro
Com o tema “Pare o mundo que eu quero descer – saúde mental na era da hiperconectividade e do cansaço”, o psicólogo Ricardo Valente fará a primeira exposição da manhã. Pós-graduado em Psicoterapia Psicanalítica, Terapia Cognitivo-comportamental e Psicologia Clínica, o especialista versará, de modo geral, acerca do lema “Paz, Equilíbrio, Saúde” da campanha nacional.
Na sequência e enquanto ato simbólico, a dinâmica do Vida Ativa promoverá interação entre os funcionários municipais, ao mesmo tempo em que chamará a atenção para a importância de zelarem, de forma associada, pelo físico e pela mente. Após o momento de integração, será a vez do enfermeiro Carlos Von Laer, convidado pelo Prevpel, de realizar a explanação. O profissional fundamentará a fala na própria experiência cotidiana, além de tratar dos aspectos relacionados à prevenção e a processos terapêuticos.
"No primeiro mês de 2026, as pessoas têm resoluções, planos, metas. Esta é uma oportunidade, ao Município, de incluir na vontade de 'recomeçar' dos servidores o cuidado com a saúde mental", frisa a secretária de Recursos Humanos, Carla Cassais.
Segundo a titular da pasta, a iniciativa da Prefeitura convida também a comunidade e outras instituições à reflexão sobre a questão psicoemocional e novas rotinas, logo no começo do ano.
Pertencente à comissão organizadora do Janeiro Branco, a psicóloga da Serh, Renata Schramm Bauer, assinala os reflexos da melhora do bem-estar na municipalidade. “Repercute não somente na qualidade dos serviços prestados à população ou no desempenho laboral, mas amplia a dimensão, estendendo-se também às relações familiares e todas as outras”, explica.
Resultados com aposentados
Diretora técnica do Fundo de Assistência Médica (FAM) do Prevpel, Franciane de Lima enfatiza que a principal finalidade consiste na conscientização referente à relevância dos cuidados, fortalecendo conexões saudáveis entre funcionários e ambientes de trabalho.
Representando o diretor-presidente do Instituto, Renato Abreu, na promoção desta edição, a chefe de Gabinete Tânia Sousa informa que a equipe oportuniza, desde 2023, ações voltadas a precauções contra doenças. O retorno dos aposentados tem sido positivo no que diz respeito à vida pessoal. “Registramos impactos benéficos, como estabelecimento de hábitos saudáveis, mais convívios e proatividade”, relata Tânia.
Cuidar da vida funcional
A missão primordial dos encontros temáticos, observa a secretária Carla, é servirem como “uma das ferramentas eficientes no cuidado da vida funcional dos servidores”. Conforme a gestora, para além dos trabalhos em geral, que começam com o processo de admissão, a Serh desenvolve ações com os secretários e a própria ouvidoria, tendo em vista a promoção de atividades mensais.
“Todas as tarefas, neste sentido, se resumem no incentivo do bem-estar e, portanto, da busca de ajuda quando os profissionais das secretarias e empresas públicas, por intermédio de conferências, perceberem a necessidade”, destaca Carla. A Serh e o Prevpel, ressalta a secretária, baseiam-se na premissa de que informar e prevenir se constituem nas empreitadas mais eficazes de gestão.