Selj finaliza o ano com presença ativa em diversas regiões de Pelotas
Instituída em 2025, a Secretaria manteve seu compromisso com a cidade como promotora de inclusão e qualidade de vida
Em 2025, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) manteve a agenda repleta de eventos voltados a diversos nichos da comunidade, sempre alinhados com o comprometimento de promover inclusão, acessibilidade, entretenimento, qualidade de vida, acesso a práticas esportivas, saúde, desenvolvimento e bem-estar social. A 1° Feira da Juventude, o Ruas de Lazer, assim como os festivais de ginástica artística, minivôlei, taekwondo e judô destacam o papel da pasta para a comunidade pelotense.
Em celebração ao Dia Nacional da Juventude e os 20 anos das Políticas Nacionais de Juventude, foi realizada a primeira edição da Feira da Juventude, contando com a exposição e comercialização de trabalhos de jovens, somando atividades esportivas, culturais, artísticas e de bem-estar, como vacinação e produção de carteirinhas estudantis.
Ao longo deste ano, um evento que ganhou destaque e o coração dos pelotenses foi o Ruas de Lazer, programação itinerante, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, que busca a integração, permitindo a ocupação saudável dos espaços urbanos e fortalecimento de laços comunitários em diferentes regiões da cidade. Em julho, tornou-se parte das comemorações de aniversário de 213 anos de Pelotas, no tradicional Parque da Baronesa, levando samba para a população e adoção de pets, com diverso portfólio de atividades. Na 22ª edição, no Pestano, a temática teve foco na Consciência Negra, em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial, levando orientações acerca de denúncias de racismo.
Além disso, houve aumento expressivo do número de inscritos em projetos esportivos e isso ocorreu com a implementação de novas modalidades, como o handebol e o basquete, bem como a abertura de novas turmas nas práticas já existentes, a de ginástica artística, vôlei, basquete, handebol, taekwondo, atletismo, paratletismo, basquete cadeira de rodas. Os atletas de projetos da Secretaria também alcançaram muitos pódios, com participações nas Paralimpíadas Escolares, Copa do Brasil de Taekwondo, Surdolimpíadas, Jogos Escolares e Universitários Brasileiros e Troféu Sogipa.
A secretaria também se destacou com a promoção de eventos voltados à iniciação e à formação de atletas, incentivando a prática esportiva e a integração social, como os festivais de ginástica artística, minivôlei, taekwondo e judô, marcando o calendário esportivo do município. As competições reúnem centenas de atletas e espectadores, reforçando valores como disciplina, respeito e integração, tendo caráter educativo, espírito de equipe e inclusivo.
Um olhar para 2026
O próximo ano contará com um importante passo para os jovens de Pelotas, com a implementação da Estação da Juventude. Trata-se de um espaço de referência para a juventude pelotense, no Navegantes, contando com atendimento psicológico e encaminhamentos para os demais serviços públicos, contando com oficinas, cursos e atividades culturais que visam à inclusão social e ao fortalecimento das juventudes periféricas.
A renovação do Programa Vida Ativa e a realização dos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel) estão programadas para 2026. O Vida Ativa desempenha papel fundamental no município, garantindo atendimento para mais de quatro mil pessoas, de forma sistemática. Entre as modalidades oferecidas, estão aulas de ginástica, treinamento funcional, pilates, dança, ritmos, iniciação esportiva, recreação, treinamento funcional kids, futebol, futsal, orientação de corrida e caminhada. Além disso, há uma agenda de eventos para disponibilizar aulas de ritmos, palestras e atividades lúdicas e recreativas, oferecendo saúde, lazer, integração entre diferentes comunidades, tanto urbanas quanto rurais, e qualidade de vida para todas as idades.
O Jepel levará atletismo, basquete, futsal, handebol, rugby, skate, taekwondo, voleibol e xadrez a todas as escolas de cidade, englobando mais de 150 unidades participantes, envolvendo, aproximadamente, sete mil alunos, com objetivo de estimular a formação de equipes nas instituições de ensino.
A Selj, instituída em 2025, surge como ferramenta de inclusão e acessibilidade, reconhecendo a necessidade de iniciativas públicas voltadas ao esporte, lazer e juventude. Dessa forma, a pasta se compromete com a continuação, melhoria e inovação de suas atividades para o próximo ano.