Operação é fundamental para garantir eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água

Sanep realiza limpeza de filtros na ETA Santa Bárbara

Operação é fundamental para garantir eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água

Por Matheus Cabistany 12-01-2026 | 15:00:06
Tags: limpeza de filtros , eta santa bárbara , tratamento de água

O Sanep iniciou a limpeza dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, nesta segunda-feira (12). A operação tem como objetivo garantir a eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água pela unidade, responsável pela produção de 60 milhões de litros de água tratada por dia e pelo atendimento a bairros como o Centro, Fragata e Três Vendas. 

Manutenção nos filtros é necessário para garantir eficiência no tratamento da água. Fotos: Matheus Cabistany

Durante as próximas semanas, a ETA Santa Bárbara terá a sua capacidade de bombeamento reduzida em 20%, devido à interrupção temporária no trabalho de dois, dos dez filtros que compõem o sistema. A expectativa da autarquia é minimizar o impacto no sistema de abastecimento, mediante a ampliação da produção de água pelas ETAs São Gonçalo e Sinnott, explica o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn. 

“É um serviço fundamental e inadiável para manter o padrão de tratamento de água com excelência. Esperamos atenuar ao máximo os transtornos à população, realizando os manejos necessários para manter o sistema a plena capacidade”, afirma. 

A operação é feita por equipes de escavação manual, com auxílio de pás, além de escavadeira hidráulica para remoção do excesso de materiais contidos nos filtros. O Sanep também providenciou uma estrutura com esteira de carga para executar o serviço nas unidades onde não é possível acessar com maquinário. De acordo com o coordenador do Departamento de Tratamento, Daniel Corrêa, o cronograma prevê a limpeza simultânea de dois filtros por vez, com a entrada imediata em operação das unidades já desobstruídas para otimizar os trabalhos.

Estrutura com esteira de carga possibilita operação em locais onde não é possível acessar com maquinário.

A função dos filtros, compostos por camadas de areia com diferentes granulometrias e espessuras, é retirar os flocos de impurezas não removidos em etapas anteriores do tratamento. Também é na filtração que acontece a retenção de microrganismos patógenos, essencial para a potabilidade da água distribuída aos pelotenses. A manutenção e limpeza periódica dos equipamentos assegura que esse processo ocorra de forma contínua e fluida. 

Além da estação onde ocorre o tratamento da água captada na barragem Santa Bárbara, o sistema de abastecimento de Pelotas, responsável pela produção de mais de 100 milhões de litros de água por dia, é composto pelas ETAs Moreira, Quilombo, São Gonçalo e Sinnott.