Recanto de Portugal é atualizado como área de evacuação
Mudança se deve ao aumento de nível do Arroio Pelotas
Em razão do alto volume de chuva no município, com mais de 180 milímetros de precipitação desde quarta-feira (22), e o aumento de nível do arroio Pelotas, o nível do canal São Gonçalo segue alto apesar da mudança de direção dos ventos para o Sudoeste, apontados pelos técnicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na reunião de sexta-feira (24), na Sala de Situação, no 9° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), a prefeita Paula Mascarenhas atualizou o mapa de risco da Prefeitura, que torna toda a região do Recanto de Portugal em área vermelha de evacuação.
Alteração no mapa de risco foi comunicado na reunião ordinária de atualização da enchente. Fotos: Rodrigo Chagas
Esta é a segunda atualização do mapa de risco no dia, que também teve as áreas da Vila Farroupilha, Ceval, avenida Francisco Caruccio, avenida Brasil (bairro Simões Lopes) e as áreas mais baixas da Colina do Sol alteradas para zonas de evacuação. Conforme a chefe do Executivo, a mudança requer atenção e alerta por parte da população.
"Com a alta quantidade de chuvas e água acumulada, o nosso sistema de drenagem acaba operando com certo estresse. Felizmente, o Sanep nos informou que todas as casas de bomba, com exceção do Laranjal, estão funcionando, tanto as ordinárias quanto as complementares, emprestadas pela iniciativa privada. Sobre a alteração no mapa do Recanto de Portugal, tomamos essa decisão, por precaução, em razão do aumento de nível do arroio Pelotas. Sugerimos às pessoas que moram em torno do arroio e retornaram às suas casas, mesmo com a manutenção das áreas vermelhas, que saiam novamente. Estamos mais perto do fim do que do início, vamos nos manter em alerta, atentos e responsáveis", afirmou a prefeita.
A mudança de vento para Sudoeste também alterou o nível da Lagoa dos Patos, reduzindo em cerca de 30 centímetros sua cota desde às 9h desta sexta-feira. Na atualização das 16h, o nível da Lagoa dos Patos se encontra em 2,06 metros e o do Canal São Gonçalo em 2,84 metros.