Dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Pelotas sobe de posição no ranking das maiores economias do Estado

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Por Micael Carvalho 15-12-2023 | 17:29:37
Tags: PIB , Economia , Ranking
* com colaboração de João Pedro Macedo

Pelotas está entre as cidades gaúchas que mais apresentaram crescimento econômico no ano de 2021. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (15), demonstram que o município subiu do 9º para o 8º lugar no ranking das dez maiores economias do Rio Grande do Sul. As informações são divulgadas, tradicionalmente, com defasagem de dois anos, devido à necessidade de consolidar todos os dados para o cálculo definitivo do PIB, o que ocorre após esse intervalo de tempo.

Pelotas alcança 8ª maior economia do Estado. Foto: Michel Corvello - Arquivo/Ascom

Na área de serviços, considerando o cálculo geral do Estado, Pelotas ficou entre as cinco economias mais expressivas. A lista conta, ainda, com Porto Alegre (1º lugar), Caxias do Sul (2º lugar), Canoas (3º lugar) e Passo Fundo (4º lugar).

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, avalia o avanço de Pelotas no ranking e explica que a área de serviços apresenta maior nível de empregabilidade em relação às demais cidades da lista. 

"A subida de posição no ranking do PIB do Estado é extremamente positiva para o município se analisarmos que do 8º ao 4º lugar os índices são próximos. Além disso, o crescimento do nosso setor de serviços apresenta maior nível de empregabilidade comparado a outras cidades e é um dos principais motivos na distribuição de renda mais qualificada comparado aos municípios com o PIB maior que o nosso”, destacou.

A expectativa é que Pelotas possa evoluir ainda mais no ranking, por meio dos setores do comércio, agronegócio e serviços, buscando incentivar a área da indústria e inovação. Tal crescimento visa à atração de mais empresas e a valorização das que já estão instaladas no município.