Reuniões com o CRAM e o Juizado da Violência Doméstica alinharam protocolos para atendimento e fiscalização de medidas protetivas

Patrulha Maria da Penha fortalece rede de proteção a mulheres

Reuniões com o CRAM e o Juizado da Violência Doméstica alinharam protocolos para atendimento e fiscalização de medidas protetivas

Por Tatiana de la Torre 17-07-2025 | 15:44:58
Tags: patrulha maria da penha , combate à violência doméstica

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Pelotas se reuniu, na quarta-feira (16), com a equipe técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), para alinhar procedimentos e fortalecer o fluxo de atendimento a vítimas de violência doméstica. Durante o encontro, foram discutidos os protocolos aplicados nos casos acompanhados pela rede de proteção, além da apresentação da equipe multidisciplinar do CRAM, composta por psicólogas e assistentes sociais.

A ação faz parte da retomada da atuação da Patrulha Maria da Penha no município, passa a integrar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Município com os demais órgãos da rede de apoio às mulheres.

Na semana passada, a Patrulha também esteve reunida com representantes do Juizado da Vara da Violência Doméstica. O objetivo do encontro foi aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização das medidas protetivas de urgência e discutir o uso de ferramentas tecnológicas que agilizem a elaboração de relatórios e o compartilhamento de informações entre os órgãos responsáveis.

Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal em reuniões com demais órgãos de proteção à mulher. Fotos: Divulgação

A Patrulha Maria da Penha desempenha papel essencial na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Pelotas. Casos de urgência podem ser comunicados pelos telefones 153, 32837781 ou 991138478.