Parque da Baronesa vai funcionar em horário estendido até o fim do verão
Pelotenses poderão aproveitar o parque das 7h até as 21h
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) anuncia que a partir de quarta-feira (21), o Parque da Baronesa, espaço de lazer essencial para a cidade, terá seu horário de funcionamento ampliado, visando receber toda a população que nos dias mais quentes do verão, busca passar mais tempo ao ar livre. O Parque, originalmente, funcionava das 7h às 19h e a partir de quarta passa a fechar às 21h.
A instalação do sistema de iluminação foi um dos fatores determinantes para a ampliação dos horários. Foto: Volmer Perez/Secom
Durante todo o ano de 2025, a SQA trabalhou em aprimorar a segurança, com a instalação de um sistema de videomonitoramento e novo sistema elétrico de iluminação externa do Parque, além de melhorias na infraestrutura com implantação de quadras esportivas, alambrado, pracinha, academia, áreas de lazer contemplativo, paisagismo, pavimentação de caminhos em concreto, fechamento e mobiliário. A melhoria mais recente foi a aquisição de dois contêineres que reservam banheiros públicos no espaço.
O secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, destaca a importância das melhorias, principalmente na segurança, para a ampliação do horário de funcionamento. “O Parque ficará aberto das 7h da manhã às 21h, para facilitar aos usuários a utilização do parque. O parque hoje está bem iluminado, bem estruturado, com 32 câmeras de videomonitoramento, dando segurança para as pessoas que lá o frequentam”
Além de um importante equipamento urbano de convivência e bem-estar, o Parque da Baronesa carrega a história de Pelotas, guardando duas edificações históricas. Uma delas abriga a sede da SQA, responsável pela gestão e conservação do espaço. A outra é o Museu da Baronesa, vinculado à Secretaria de Cultura, que preserva a antiga residência do Barão de Três Serros e sua esposa Amélia Hartley. Segundo dados históricos do museu, o barão teria falecido três anos após a construção da propriedade e a Baronesa permaneceu em Pelotas, dando o nome ao local. Atualmente, o museu está fechado, aguardando o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), necessário para receber visitantes com segurança.