Festival Internacional SESC de Música leva emoção ao público até dia 30
Prefeitura de Pelotas é apoiadora Institucional do evento que oferece 115 apresentações gratuitas à comunidade
As ruas de Pelotas já estão diferentes, desde esta segunda-feira (19). Há um clima de acordes no ar. Este é o 14º mês de janeiro em que o município é agraciado com um evento que reúne 400 estudantes de música de concerto de todo o país e 59 professores renomados brasileiros e de diversos países do mundo, que vêm a Pelotas para aprender, ensinar e, juntos, encantar milhares de pessoas a partir dos ouvidos. “É tempo de sentir”, “é tempo de se emocionar” com mais um Festival Internacional SESC de Música, que já se consagrou como um dos maiores eventos de formação e difusão musical da América Latina.
“A Prefeitura de Pelotas está muito feliz de ser, mais uma vez, apoiadora institucional deste evento, colaborando com serviços essenciais para que o Festival do SESC consiga chegar a mais pessoas, a cada edição, com conforto e segurança. Convidamos todos os pelotenses, visitantes e moradores de municípios da região para que venham à nossa cidade se emocionar com os concertos e recitais de altíssima qualidade musical. É um privilégio para o município ser a sede oficial permanente deste Festival maravilhoso. O SESC está, mais uma vez, de parabéns”, disse o prefeito Fernando Marroni.
Diversas secretarias municipais estão envolvidas na prestação de serviços como orientação do trânsito – STT fez a escolta do Cortejo Musical de abertura -, apoio na segurança (GM), limpeza de espaços públicos após as apresentações e autorização de uso de espaços públicos em que acontecem apresentações, tais como o Largo do Mercado, Parque da Baronesa, Terminal Rodoviário, Restaurante Popular, Palco do Festival (praia do Laranjal), etc. A Secretaria de Turismo (Setur) está distribuindo materiais informativos sobre hotéis, pousadas e restaurantes da cidade.
Até o dia 30 deste mês, estão previstas mais de 115 apresentações culturais gratuitas e abertas ao público, entre concertos, espetáculos e recitais de orquestras, grupos e cameratas de cordas, metais, madeiras, sopro, percussão, dos mais variados gêneros, desde a música clássica à ópera, gafieira, tango, choro, canto lírico, entre outros. As apresentações são realizadas em mais de dez espaços no Centro da cidade, mas também em paróquias, hospitais, bares, parques, entidades assistenciais, etc.
Vice-prefeita, Daniela Brizolara, e as Cortes do Carnaval 2026, no Cortejo Musical que tradicionalmente abre o Festival. Fotos: Volmer Perez/Secom
O Festival começou na segunda-feira, com o Cortejo Musical, que teve início às 18h, no Largo do Mercado Central e percorreu o Calçadão e diversas ruas do Centro Histórico. A vice-prefeita, Daniela Brizolara, acompanhou a abertura, junto à Corte do Carnaval de Pelotas e Corte do Carnaval da Diversidade. À noite, no Theatro Guarany, teve “Em busca das paisagens perdidas”, uma superprodução da Companhia de Ópera do RS (CORS).
Registros da Ópera apresentada pela CORS, na primeira noite no Theatro Guarany. Fotos: Tobias Bernardo/Secom
Nos próximos dias
Nesta terça-feira (20), ocorreram quatro apresentações ao longo do dia e outras três, à noite, com destaque para o Grupo de Harpas Guaranis, do Vale do Taquari, às 19h, no Clube Caixeiral, e Concerto Radamés a Cinco, às 20h30min, no Theatro Guarany (ingressos antecipados).
Para quarta-feira (21) há outras oito apresentações, a partir das 13h, com destaque para o Concerto “Tango Ember”, com o grupo musical argentino formado em 2013, e tem no currículo passagens por Paris e Tóquio, além de Buenos Aires. A apresentação inclui cinco casais de bailarinos, um cantor e um quarteto típico de tango (bandoneon, piano, contrabaixo e violino).
Na quinta-feira (22), outras seis apresentações e a programação do SESC destaca “Gilberto Monteiro e Sucinta Orquestra”, às 20h30min, no Theatro Guarany (ingressos antecipados).
Conforme o SESC, os ingressos para todas as apresentações no Theatro Guarany se esgotaram poucas horas após ter sido liberada a distribuição, mas há lugares para cerca de 100 pessoas sem ingresso, por apresentação (por ordem de chegada). O site do SESC informa que todas as apresentações do Festival que seriam realizadas no Clube Caixeiral foram transferidas para o Conservatório de Música da UFPel.
Acesse aqui a programação completa.