Serviço do programa Agora tem Especialistas, do governo federal, fica até o dia 13 de fevereiro no município

Demanda por mamografias mantém Carreta da Saúde em Pelotas

Serviço do programa Agora tem Especialistas, do governo federal, fica até o dia 13 de fevereiro no município

Por Roberto Ribeiro 12-01-2026 | 15:29:04
Tags: Carreta da Saúde , Saúde da Mulher , SUS

A demanda por exames de mamografia de pacientes de Pelotas e cidades vizinhas prorroga a permanência da Carreta da Saúde no município até o dia 13 de fevereiro, véspera de Carnaval. Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, o objetivo de estender pela terceira vez a estadia do serviço do programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, visa zerar a fila de pacientes para esse tipo de exame em Pelotas e região. Os demais, bem como as consultas, continuam a ser oferecidos

“Tínhamos uma demanda de pacientes desde 2019 na fila de mamografias, por isso solicitamos a prorrogação da Carreta”, explica Vera. “Se a gente não zerar, vamos com certeza reduzir [a fila] significativamente.” A gestora reforça que as pacientes agendadas devem confirmar presença. 
Usuária do SUS realiza exame na Carreta da Saúde, serviço do governo federal, via programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que chegou em Pelotas em outubro e fica no município até o dia 13 de fevereiro (Fotos: Volmer Perez/Secom)

A Carreta da Saúde estacionou em Pelotas, no Largo de Portugal, junto à Estação Ferroviária, no dia 24 de outubro do ano passado, para atender via agendamento as pacientes do SUS para consultas e exames de mamografia e de ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal. Na primeira semana deste ano, a unidade móvel recebeu pacientes para exames, após agendamento marcado pela equipe da Secretaria de Saúde de Pelotas, de municípios como São Lourenço do Sul, Santana da Boa Vista, Rio Grande, Morro Redondo, Turuçu, Capão do Leão, Arroio Grande e Herval.

A Carreta, viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), foi criada para ampliar o acesso a cuidados especializados, garantindo atendimento em vazios assistenciais, como locais de difícil acesso e com pouca estrutura de saúde.