Ação do Procon resulta na apreensão de quase meia tonelada de feijão
Fiscalização detecta lotes impróprios ao consumo; Vigilância Sanitária é acionada pelo órgão
Na manhã dessa segunda-feira (19), fiscalização de rotina do Procon municipal, no comércio de Pelotas, resultou na identificação e apreensão de cerca de meia tonelada de feijão estragado. Centenas de pacotes do alimento de diversas marcas estavam expostos para venda em um estabelecimento de grande porte da cidade.
De acordo com o coordenador executivo do Procon local, Crístoni Costa, durante a ação, confirmaram-se indícios do comprometimento da qualidade dos produtos, incompatíveis com as normas de proteção e defesa do consumidor.
Diante da situação e visando à preservação da saúde e da segurança da população, o Setor de Fiscalização do órgão acionou a Vigilância Sanitária (Visa/SMS).
"Solicitamos providências cabíveis. Os servidores prontamente compareceram no local e procederam à retirada de circulação dos lotes comprovadamente em deterioração", relata o coordenador do Procon.
Após a avaliação que corroborou a constatação de que o feijão está impróprio ao consumo, a Visa determinou o confisco de todas as mercadorias avariadas.
O coordenador do Procon reforça que as fiscalizações são contínuas e têm caráter preventivo. A finalidade, assinala Costa, é assegurar que os produtos colocados à disposição dos consumidores estejam em conformidade com a legislação vigente.
"A população pode colaborar com denúncias das irregularidades, por meio dos canais oficiais de atendimento do órgão", acrescenta.
SERVIÇO
PROCON PELOTAS
Dias e horários:
- Segundas e sextas-feiras – das 8 às 17h
- Terças, quartas e quintas-feiras – das 8h às 14h
Telefone: (53) 3305-3505
Endereço: Praça Rio Branco, 7 (prédio da antiga Estação Férrea)
E-mail: proconpelotasrs@gmail.com